Na CARBOTECNIA S.L. somos uma empresa que cresceu pouco a pouco, de maneira sustentável, mantendo intacta a nossa essencia e valores: oferecer a melhor opção de agro-nutrientes, dando valor as culturas, graças a liderança em qualidade, inovação e pesquisa.
A Carbotecnia nasce em 1999 como uma pequena empresa com tres trabalhadores, e que, pouco a pouco chegamos a 2019, 20 anos depois, como uma empresa referencia em qualidade de nutrição vegetal, com mais de 50 pessoas, a trabalhar, e uma rede de distribuição presente em mais de 60 países.
A qualidade, o acessoramento técnico e o seguimento das necessidades dos nossos clientes, fizeram da Carbotecnia uma empresa de confiança, que se adapta ás necessidades de cada cliente.
Olhamos para o futuro de forma optimista e com energía, com a intensão em continuar a crescer em vendas, também em prestigio e sobre tudo pensando no bem estar das pessoas que pertencem a esta grande familia.
Transferencia da fábrica de Castellón a Manzanares
Formulações criadas a partir de matérias primas de qualidade.
Pedidos com os prazos de entrega curtos e atempadamente.
Antiga máquina
Entrevista a Rufino Campos, um dos sócios fundadores da Empresa:
¿O que os motivou a fundar a Carbotecnia?
Dar soluções modernas, ecológicas e com preços muito razoáveis.
Queríamos participar numa agricultura mais natural e inovadora, menos agressiva para o meio ambiente. Tínhamos boas ideias para o fazer, vontade de inovar na agricultura e na nutrição vegetal.
¿Cómo é que se adaptaram a evolução da empresa?
Nestes 20 anos, tive de enfrentar novos desafíos, que ultrapassei com constantes formações, procurando as pessoas mais adequadads e formadas para cada posto, e tentando fazer, com que a Carbotecnia seja como uma grande familia.
¿Há 20 anos visualizavas a empresa como é agora?
Não, ¡hahahahahah!
Mas sim posso dizer que tínhamos muita ilusão, e creio que isso nos fez chegar até aqui, é o que nos dá força para seguir crescendo e inovando juntos com todo o pessoal da Carbotecnia.
¿Como mudou a agricultura nestes 20 anos?
Mudou muitíssimo. Passamos de uma agricultura maioritáriamente tradicional a uma agricultura altamente professionalizada, podería comparar a evolução com a de outros sectores como o de das telecomunicações. Para tudo isso a formação e a inovação foi fundamental.
A Espanha é referencia mundial em agricultura e aproveitamento de água. Creio que estamos num dos pilares da dita agricultura.
Em todo o caso, em todos os continentes há novos focos de agricultura de alta tecnología, o que nos leva a estar em constante investigação e inovação para adaptarnos ás condições de cada cultura, cada região e cada Quinta.
¿O que recomendarías a outros empreendedores que queiram investir no sector agro no futuro?
O meu conselho sería que o fizessem com professionalidade, que sejam constantes e que não substimem o investimento em investigação, desenvolvimento e inovação.
Entrevista a Antonio García, o responsável da fábrica e armazém. Ele é o trabalhador com mais antiguidade na Carbotecnia:
¿Há quantos trabalhas na Carbotecnia?
Comecei a trabalhar na Carbotecnia á 17 anos. Já trabalhava a bastante tempo na agricultura, e isto era como um desafio para mim, porque era diferente a tudo o que tinha feito até então. No entanto estou contente com a mudança.
¿Como é que era a Carbotecnia quando começaste?
¡Pufff! Era um pavilhão de 400 metros quadrados. Não havia maquinaría, salvo um torno velho, e era tudo feito á mão.
Comparando a Carbotecnia de então com o que é agora, o de então não era nada.
¿Como viveste a evolução da empresa?
Muito bem, com vontade de ir crescendo pouco a pouco, e formando-me, para melhorar no meu trabalho.
¿Que momentos importantes recordas em todos estes anos?
Recordo a mudança quando nos mudamos de Castellón a Manzanares, e actualmente, com a ampliação da fábrica e os novos pavilhões tenho um sentimento parecido. Quando nos mudarmos será outro paço muito grande.
Fico alegre ver que o trabalho de todos dá os seus frutos, e que a evolução é constante. É muito satisfatório trabalhar num lugar que cresce todos os anos, e em que há inquietude para continuar a melhorar.
¿O que é que gosta mais na Carbotecnia?
Que investe na empresa para melhorar ano após ano: maquinaría, pessoal etc. quase todos os anos há algo de novo.
¿E do teu trabalho?
¡Gosto do que faço! Chego a casa satisfeito com o meu trabalho.
Evolução nas etiquetas dos fertilizantes Carbotecnia
Aproximámo-nos do futuro
Continuamos o nosso caminho em direcção ao futuro, os próximos projectos não só vão encaminhados na melhoria das vendas e qualidade, se não também da productividade e do bem estar das pessoas que fazem parte da empresa.
Os projectos imediatos são o lançamento de novas linhas de produtos, provados e testados para assegurar a mesma qualidade que mantivemos estes 20 anos.
Ainda nos próximos meses, se inaugurará a nova fábrica, e a fabricação das nossas soluções nutricionais poderá triplicar.
A rede de distribuição dos nossos produtos continuará em expansão, com o intuito de chegar a cada vez mais países, tipos de culturas e exportações.
A familia continuará a crescer, aumentando a contratação de empregados e assegurando o bem estar das pessoas que fazem parte da equipa.
O Investimento em I+D da empresa está a aumentar e a prespetiva é de que assim continue durante os próximos anos.